3 Mitos Sobre Anestesia Veterinária
Na maioria das vezes em que sugerimos um procedimento cirúrgico ou um tratamento dentário a um cliente, sobretudo aqueles que ainda não conhecem e confiam totalmente no trabalho de nossa equipe, vemos uma ponta de ansiedade e medo. Mas é necessário que ele seja anestesiado? Eu tenho medo de anestesia geral. É o que ouvimos com freqüência.
Esse medo é lógico e natural. Trata-se, na maioria das vezes, de um membro da família. E para falar a verdade, quando eu tenho de ser submetido a uma anestesia geral, eu também fico com um pouco de medo. E quem não fica?
Vamos analisar os 3 mitos mais comuns sobre anestesia em cães e gatos e conversar um pouco sobre eles.
Mito 1: Complicações anestésicas são comuns.
Fato: Isto não é verdade. Não deixe que histórias de perdas de animais enquanto submetidos a anestesias gerais o apavorem. Em nossa clínica dispomos dos equipamentos mais modernos para anestesia inalatória volátil e monitorização anestésica. Isto, aliado ao treinamento constante de nossa equipe e ao uso de protocolos anestésicos constantemente atualizados.
Mesmo com toda essa tecnologia e toda a nossa habilidade, realmente, complicações podem ocorrer. Mas são muito raras e estudos nos mostram que para cães e gatos saudáveis, o risco de morte é de um em 2.000 anestesias. Enquanto em animais com doenças preexistentes, este risco pode aumentar para até um para 500.
Mito 2: Durante uma anestesia não se pode controlar o processo.
Fato: Antes de submetermos os animais a uma anestesia geral, fazemos os exames de sangue e eletrocardiografia para determinarmos seu grau de risco cirúrgico. A partir daí, escolhemos os medicamentos e anestésicos que serão utilizados neles. Durante todo o processo de anestesia, avaliamos a profundidade da anestesia, a pressão arterial, os níveis de oxigenação sanguínea e de gás carbônico exalado, além da temperatura corporal, padrões respiratório e cardíaco e a atividade elétrica do coração.
Ou seja, controlamos o que é possível controlar, de modo a minimizar o risco de termos complicações.
Mito 3: Todos os veterinários fazem anestesia e a monitoram de maneira igual.
Fato: Apesar de existirem diretrizes gerais em termos de anestesia de cães e gatos, cada profissional tem um jeito diferente de fazer as coisas, de acordo com sua formação, experiência e com os recursos de que dispõe.
Nós nos esforçamos para poder contar com o que há de melhor e mias moderno a fim de que nossos pacientes possam ter a anestesia mais segura e efetiva possível e manter a equipe treinada e motivada a fazer a anesteisa mais segura e efetiva possível para o seu pet.
HORÁRIOS
8:00 - 21:00
Segundas às sextas
8:00 - 18:00
Sábados
8:00 - 12:00
Domingos
ENDEREÇO
Av. Euclides da Cunha 1008
Zona 04
Maringá PR
CEP 87014-250
(44 3026-3999
(44) 9973-0328
COMUNICAÇÃO VIA WHATSAPP
9977 2038
8:00 - 21:00
Segundas às sextas
8:00 - 18:00
Sábados